12 de janeiro de 2010

Feliz Aniversário Belém...Cidade das Mangueiras!!!

... No meu tempo de menina, com a borracha alta, as elegantes de Belém
mandavam buscar na Europa vestidos especiais para as noites da festa de
Nazaré. E desfilavam no Largo, como em passarelas. S. Jerônimo, Dr.
Moraes, só em Belém Deodoro é Generalíssimo (o exagero amazônico); ruas
de minha intimidade, as casas coloniais altas, com azulejos tão belos,
pesadas, cheias de janelas, sacadas de ferro trabalhadas, todas falando da
Belém colonial. E as mangueiras encarregando-se de dar sombra, faceiras
sempre, tão faceiras que adoravam a chegada de outubro, quando a
Prefeitura manda pintar de branco seus troncos. Sempre desejaram ser
bailarinas as nossas mangueiras(...)Tudo nesta cidade onde nasci é parte
poderosa, eloqüente na minha vida. Paisagens, personagens, ocorrências (...)
Que importam os limites do Estado do Pará se para mim, ao norte, sul, leste,
oeste, ele é todo limitado pelo meu grande amor?
Eneida de Moraes
(Banho de Cheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário