2 de setembro de 2009

Vale chorar?


Vale chorar?

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A maioria das mulheres não consegue conter as emoções. E, em situações difíceis, acabam deixando as lágrimas rolarem bem na frente do chefe. Se você vive se perguntando se essa atitude não prejudica a imagem, confira o que dizem especialistas no assunto.


Longe de nós querer ditar regras de conduta no ambiente de trabalho. Mas que tal pararmos um instante para refletirmos sobre nossas emoções, às vezes indomáveis, logo no escritório? Se você nunca passou por uma saia tão justa quanto cair em prantos porque levou uma bronca do chefe, é provável que já tenha presenciado algumas cenas do gênero. A coach Elaine Binotto Kavai, de São Paulo, afirma que essa é uma reação comum na mulher, até por ser mais sensível do que o homem. Mas pega mal chorar em plena reunião de negócios? 'Sim', responde a especialista sem titubear. 'Esse comportamento faz você parecer vítima, e não profissional competente, capaz de lidar com problemas, imprevistos e desafios.' E se o chefe não for justo nem motivador? E se ele a constrangeu diante da equipe inteira? Nem assim o choro se justifica. 'Denota fraqueza, uma incapacidade de trabalhar sob pressão.' Para a coach, resistência é a palavra-chave. 'A capacidade de ser flexível como um elástico, sem se romper, pode ser treinada e conta pontos para quem busca maior autonomia de voo.' Trocando em miúdos, trata-se de uma competência, como tantas outras que são desenvolvidas ao longo do tempo.

Verdade que nem sempre é fácil controlar os sentimentos, que andam a mil por hora nos momentos de tensão, e acelerar o raciocínio, que caminha a passos de tartaruga bem na hora em que o autocontrole é imprescindível. Mas para o coach Fábio José Paciullo, também de São Paulo, isso está longe de ser uma missão impossível. 'Tenha em mente que nós somos os diretores da nossa vida. Antes de explodir, experimente respirar fundo. Evite a todo custo o conflito e retire-se. Vá até o banheiro e chore, se isso lhe trouxer alívio. Tome água ou um café e retorne para continuar a conversa', diz ele. Mas evite mostrar os olhos vermelhos e inchados. 'Todo mundo admira quem consegue agir de maneira racional durante uma crise. Mostrar equilíbrio certamente contribui para alavancar a vida profissional. Isso sem falar que também ajuda na conquista daquela promoção tão desejada.' Lembre-se: quem mantém a calma mesmo nas situações mais difíceis e turbulentas recebe aplausos quando a poeira baixa. E isso pode fazer toda a diferença se você quiser (e, cá entre nós, quem não quer?) crescer profissionalmente. TC

-->USE O TOM DE VOZ A SEU FAVOR


O jeito de falar pode ajudar - ou atrapalhar - no ambiente de trabalho. Por isso, é importante ficar atenta para que a tonalidade esteja de acordo com aquilo que você deseja transmitir. 'Se você quiser ser assertiva, procure não usar um tom melancólico, infantilizado ou até mesmo ríspido. Isso porque a sua mensagem poderá ser percebida de uma forma diferente daquela que gostaria e poderá até perder credibilidade', diz a consultora de imagem Carmen Martins, de São Paulo. Ao telefone, o cuidado deve ser redobrado, já que a voz é o cartão de visitas. 'O interlocutor percebe pela sua voz se está receptiva ou de mau humor e a comunicação pode ficar truncada logo nos primeiros segundos de conversa', afirma a especialista.

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